La Copa Mundial de Fútbol Juvenil de la FIFA México 1983 (FIFA World Youth Championship México 1983, en inglés) fue la IV edición de la Copa Mundial de Fútbol Sub-20. Esta versión del torneo se realizó en México, entre el 2 de junio y el 19 de junio de 1983. Fue ganada por Brasil, derrotando en un apretado partido a su archirrival Argentina por 1:0. La mecánica fue la misma que su antecesora, Australia 1981, con fase de grupos, clasificándose los dos primeros de cada uno a cuartos de final, donde en eliminación directa se llegaría hasta la final.
Para algunos especialistas, esta edición sirvió a México para demostrar que tiene la capacidad de albergar un evento FIFA a raíz de que dos semanas antes del arranque FIFA le confía la celebración de la edición decimotercera de la Copa Mundial de Fútbol en el año 1986 al renunciar Colombia la sede original en noviembre del año 1982 (Fonte: wikipedia.org)
A Seleção Brasileira: O Brasil estreou na competição, pelo Grupo D no dia 4 de junho, no Jalisco, em Guadalajara, mesmo estádio onde a seleção principal fez a maior parte dos jogos na Copa do Mundo de 1970. A Holanda foi a adversária e a Canarinho acabou empatando em 1 a 1. Mario Been abriu o marcador para o time laranja e Geovani empatou para os brasileiros.
Dois dias depois, o Brasil voltava ao Jalisco e, desta vez, venceu a Nigéria, com certa tranquilidade, por 3 a 0. Gilmar Popoca, Marinho Rã e Geovani fizeram os gols brasileiros. O último jogo da primeira fase foi contra a União Soviética, também em Guadalajara, no dia 9 de junho. Mikhail Agapov (contra) e Geovani abriram 2 a 0 para os canarinhos e Hennadiy Litovchenko diminuiu para os soviéticos.
Como primeiro da chave, o Brasil continuou no Jalisco, nas Quartas de Final, onde encarou a Tchecoslováquia, em 12 de junho, e goleou por 4 a 1, levando um susto no início, com o gol de Stanislav Dostal, mas Dunga, Bebeto e Geovani (2) colocaram a Canarinho na semifinal.
A vaga na decisão veio em 15 de junho, no Estádio Tecnológico, em Monterrey, onde a Coreia do Sul saiu na frente, com o gol de Kim Jong-Boo, aos 14 minutos. Porém, aos 22′, Gilmar Popoca fez o gol de empate e Marinho Rã, aos 36′ da segunda etapa, colocou o Brasil na final.
Na decisão, a grande rival Argentina. O jogo foi no Azteca, na capital mexicana, no dia 19 de junho. A partida foi difícil, com ambas as equipes tendo chances de gol. Porém, aos 39 minutos do primeiro tempo, Geovani fez o gol do título da Seleção Brasileira. (Fonte: futebolinterior.com.br) |
Nenhum comentário:
Postar um comentário
Gostou do Post?
Deixe um Comentário ou Sugestão
Sua Opinião é Muito Importante!