Brasil nos Jogos Olímpicos do Rio 2016

.:: Finalmente Veio o Ouro ::.
Elendo do Brasil que Conquistou a Primeira Medalha de Ouro no Futebol;
Em pé: Uilson, Luan Garcia, Rafinha, Renato Augusto, Thiago Maia, Marquinhos,
Rodrigo Caio, Walace, Gabriel Jesus e Weverton; Agachados: Rodrigo Dourado,
William, Neymar, Douglas Santos, Felipe Ânderson, Luan, Gabriel Barbosa e Zeca;
Crédit: www.zimbio.com/Martin-Bernetti/AFP
XXXI Jogos Olímpicos Rio 2016

Foi o ouro da redenção. Depois de empate por 1 a 1, o Brasil venceu Alemanha nos pênaltis por 5 a 4 e conquistou o inédito título de campeão no futebol na Olimpíada. Foi de Neymar a última cobrança, depois da bela defesa do goleiro Weverton no chute de Petersen, a única falha alemã na partida. O camisa 10 marcou, o Maracanã explodiu e ele desabou ali mesmo, na marca do pênalti. Chorou muito, foi abraçado por todos os jogadores e desabafou na saída de campo: "É uma das coisas mais felizes que aconteceram na minha vida. Agora vão ter que me engolir", disse à Globo. O choro e o desabafo foram resultado de uma pressão enorme que Neymar carregou nas costas. Apesar disso, ele foi decisivo. Marcou o primeiro gol do jogo, em cobrança perfeita de falta no primeiro tempo. E, no final, teve frieza para acertar a última cobrança e amenizar um pouco a dor do 7 a 1, ainda tão presente na vida dos brasileiros.

A vitória foi suada. A Alemanha mandou duas bolas no travessão no primeiro tempo. Apesar de não contar com os grandes jogadores que fazem da seleção principal uma das melhores do mundo, o país mostrou que dá trabalho até com um time C. Impecável na parte tática e com um esquema de jogo bem definido, como sempre, os visitantes dominaram os 45 minutos iniciais da partida. Logo aos 11 minutos, mesmo tempo do primeiro gol alemão no 7 a 1, uma bola no travessão de Weverton deixou os brasileiros confusos: ou aquilo significava que maldição da pior derrota da história do futebol brasileiro estava acabada ou aquele susto seria apenas o primeiro de muitos em um jogo que não teria um bom desfecho para os donos da casa. A dúvida durou até os 26 minutos, quando Neymar acertou cobrança de falta no ângulo de Horn e colocou o Brasil em vantagem: 1 a 0.

A seleção brasileira levou mais dois sustos na primeira etapa. Weverton fez grande defesa em chute de Meyer aos 31 e, aos 34, Bender acertou novamente o travessão brasileiro. A vantagem no placar na saída do intervalo era um bom indício: estava claro que seria um dia bem diferente daquele 8 de julho de 2014 no Mineirão.

O segundo tempo, porém, trouxe à tona os fantasmas do 7 a 1 logo aos 13 minutos, quando Meyer recebeu na área e empatou o jogo. "Pronto, o Brasil já fez a parte dele, agora só faltam 6 da Alemanha", diziam comentários nas redes sociais. Só que o cansaço começou a bater nas duas equipes, que se alternavam no ataque. Os alemães jogavam melhor, e os brasileiros jogavam fora as boas oportunidades que criavam. Gabriel Jesus caiu sentindo cãibras aos 40 minutos, num indício de que a prorrogação já não era uma alternativa ruim diante do esgotamento físico dos jogadores.

Vieram então os 30 minutos da prorrogação, que não foram suficientes para evitar a temida decisão por pênaltis, que deixou os brasileiros no Maracanã ainda mais apreensivos. A torcida não estava confiante, mas qualquer derrota àquela altura já era lucro frente à Alemanha. Um dos atores principais do último ato da final era o goleiro brasileiro Weverton, que estava no centro do mundo naquele momento depois de ter sido chamado às pressas para o lugar do experiente Fernando Prass, machucado. Instável nos primeiros jogos, Weverton foi criticado mas contou com o apoio do técnico Rogério Micale, que o manteve na equipe. E, na hora certa, o jogador do Atlético-PR brilhou. Ginter, Gnabry, Brandt e Sule acertaram suas cobranças pela Alemanha. Renato Augusto, Marquinhos, Rafinha e Luan também foram perfeitos. Petersen, porém, na quinta e última batida, parou em Weverton. Restava a Neymar confirmar o título inédito. E ele acertou.

No fim, o sábado foi um dia de recomeço para o futebol brasileiro. Weverton passou de goleiro inseguro a herói nacional. Neymar deixou para trás a desconfiança que pairava sobre sua cabeça e deu ao país o único título que faltava no futebol. E a Alemanha, no palco do Maracanazzo, deixou de ser apenas uma memória terrível na cabeça dos brasileiros. (Fonte: brasil.elpais.com)

O Passo-a-Passo da Conquista:

A Estréia: A estreia foi no estádio Mané Garrincha, em Brasília. O adversário foi a África do Sul. E desde o início o time mostrou superioridade mas não conseguiu marcar um gol sequer e o jogo terminou em zero a zero;

Novo Empate: Outra decepção em campo. Novamente, choveu oportunidades de gols. O Iraque, em alguns momentos ameaçou o goleirão Weverton, acertando até uma bola na trave no primeiro tempo. Mas o Brasil manteve a infelicidade do jogo passado e não conseguiu balançar as redes. Aí os torcedores que novamente estavam no Mané Garrincha, dia 07/08, não se contiveram e começaram a gritar o nome de Marta, que ia muito bem até então pelo futebol feminino. Placar final 0x0, e mais um ponto para o Brasil.

Última Rodada: O time chegou para a última partida pressionada, correndo riscos de sofrer a eliminação ainda na primeira fase. Só a vitória interessava, e serviria para dar mais confiança no desenrolar da competição. Dessa vez, o duelo foi na Arena Fonte Nova, Salvador, dia 10/08, e enfim os atacantes desencantaram. Com gols de Gabibol (2), Gabriel Jesus e Luan, o Brasil venceu por 4×0, e de quebra garantiu a classificação em primeiro lugar do grupo.

Quartas de Final: O confronto dessa vez foi na Arena Corinthians, em 13/08. Em um jogo truncado, Neymar sofreu com as faltas, mas respondeu da melhor forma que poderia. Com uma bela cobrança de falta, ele abriu o placar marcando o seu primeiro gol na Olimpíada. Depois foi a vez de Luan fazer um golaço de cobertura, de fora da área, fechando o resultado em 2×0 e assegurando a classificação para as semis.

Semifinal: A equipe chegava para a partida entusiasmada, confiante, esperançosa, frente a um adversário também considerado fraco. E logo aos 14 segundos, Neymar surpreendeu tudo e a todos, e numa divida com o goleiro, abriu o placar no Maracanã, dia 17/08. Ainda no primeiro tempo, Gabriel Jesus marcou duas vezes. Já na segunda etapa foi a vez de Marquinhos, Luan e Neymar completarem a festa em 6×0.

A Final: Novamente o palco era o estádio do Maracanã, para a grande final do dia 20 de agosto. E outra coisa repetida era o adversário, que não trazia boas lembranças para o nosso país. O Brasil não havia tomado gols em toda Olimpíada, marca de uma boa defesa. Mas dessa vez foi a vez do goleiro Weverton brilhar. Ele também contou com a sorte, quando dois ataques alemães acertaram a trave. Neymar, em uma linda cobrança de falta, acertou o ângulo, e acendeu a expectativa do título.

Só que apareceu Meyer para fazer o gol de empate, e adiar a alegria da torcida. O jogo acabou mesmo no 1×1, e depois de uma prorrogação pouco movimentada, a disputa foi para os pênaltis. Renato Augusto, Marquinhos, Rafinha Alcântara e Luan marcaram as quatro primeiras cobranças para o Brasil. Já Ginter, Gnabry, Brandt e Sule fizeram para a Alemanha. Quando foi a vez de Petersen cobrar a estrela de Weverton apareceu. Ele já tinha acertado o lado de outros três chutes, e no último, ele não só acertou o canto, mas também conseguiu fazer a defesa. Coube então a Neymar ter a oportunidade de fazer o gol do ouro, e o menino não desperdiçou. Bola de um lado, goleiro do outro, e a multidão que estava presente no Maracanã e em todo país podia gritar: “É CAMPEÃO!”; “É OURO!” www.torcedores.com
Participantes do Torneio de Futebol Masculino
Grupo A Grupo B Grupo C Grupo D
Brasil Nigéria Coréia do Sul Portugal
Dinamarca Colômbia Alemanha Honduras
Iraque Japão México Argentina
África do Sul Suécia Ilhas Fiji Argélia
Medalha de Ouro: Brasil; Medalha de Prata: Alemanha e Medalha de Bronze: Nigéria;
Elenco da Seleção Brasileira - Brazil National Team Squad
Nome Completo Alcunha Clube
01 GK Weverton Pereira da Silva Weverton Atlético/PR 6 1
02 LD José Carlos Cracco Neto Zeca Santos/SP 6 1
03 ZA Rodrigo Caio Coquette Russo Rodrigo Caio São Paulo/SP 6 2
04 ZA Marcos Aoás Corrêa Marquinhos PSG/FRA 6 1 1
05 MC Renato Soares de Oliveira Augusto Renato Augusto Beijin Guon/CHN 6
06 LE Douglas dos Santos Justino de Melo Douglas Santos Atlético/MG 6 1
07 AT Luan Guilherme de Jesus Vieira Luan Grêmio/RS 6 3
08 MC Rafael Alcântara do Nascimento Rafinha Barcelona/ESP 5
09 AT Gabriel Barbosa Almeida Gabriel Barbosa Santos/SP 6 2 1
10 AT Neymar da Silva Santos Júnior Neymar Barcelona/ESP 6 4 1
11 AT Gabriel Fernando de Jesus Gabriel Jesus Palmeiras/SP 6 3 1
12 MV Walace Souza Silva Walace Grêmio/RS 4
13 LD Willian de Azevedo Furtado Willian Internacional/RS 3
14 ZA Luan Garcia Teixeira Luan Garcia Vasco/RJ 2
15 MC Rodrigo Dourado Cunha Rodrigo Dourado Internacional/RS 1
16 MC Thiago Maia Alencar THiago Maia Santos/SP 3 2
17 MC Felipe Ânderson Pereira Gomes Felipe Ânderson Lazio/ITA 4
18 GK Uilson Pedruzzi de Oliveira Uilson Atlético/MG
Coach: Mário Rogério Reis Micale Rogério Micale Confederação Brasileira de Futebol
Capitão da Seleção Brasileira: Neymar (em todos os jogos);
Jogadores Acima de 23 anos: Weverton, Renato Augusto e Neymar;
Estreantes: Todos. Exceto: o atacante Neymar, do Barcelona;
❏ Esta foi a primeira vez que o Brasil conquistou a Medalha de Ouro no futebol;

Campanha Brasileira

0 : 0 4 de Agosto de 2016
Estádio Mané Garrincha
Brasília

0 : 0 7 de Agosto de 2016
Estádio Mané Garrincha
Brasília

4 : 0 10 de Agosto de 2016
Arena Fonte Nova
Salvador

2 : 0 13 de Agosto de 2016
Arena Corinthians
São Paulo

6 : 0 17 de Agosto de 2016
Estádio Maracanã
Rio de Janeiro

1 : 1
(5 : 4)
20 de Agosto de 2016
Estádio Maracanã
Rio de Janeiro

.:: Classificação Final ::.
Torneio Jogos Vitórias Empates Derrotas Gols Pró Gols Contra Posição
6 3 3 0 13 1
.:: Talvez Você Goste Disso ::.
1916 1917 1919 1920 1921 1922 1923 1924 1925 1926
1927 1929 1930 1934 1935 1937 1938 1939 1941 1942
1945 1946 1947 1949 1950 1952* 1952* 1953 1954 1955
1956* 1956* 1957 1958 1959* 1959* 1960* 1960* 1962 1963
1964 1966 1967 1968 1970 1972 1974 1975 1976* 1976*
1978 1979 1981 1982 1983 1984 1986 1987 1988 1989
1990 1991 1993* 1993* 1994 1995* 1995* 1996 1997* 1997*
1998 1999* 1999* 2000 2001* 2001* 2002 2003 2004 2005
2006 2007 2008 2009 2010 2011 2012 2013 2014 2015
2016* 2016* 2018 2019 2021
Se Você Quiser Receber as Novidades do Site Inscreva-se em Nossa Lista e Fique por Dentro de Tudo da Seleção Brasileira Masculia e Feminina
Brasil
Inscreva-se Aqui home Inscreva-se Aqui
Porque Deus amou o mundo de tal maneira, que deu seu Filho unigênito, para que todo aquele que Nele crê não pereça, mas tenha a vida eterna. (João 3.16)

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Gostou do Post?
Deixe um Comentário ou Sugestão
Sua Opinião é Muito Importante!

Últimos Resultados da Seleção

Seleção Masculina - Men's Team
9 de setembro de 2025 - Eliminatórias
Brasil 1:0 Brasil
Estadio Municipal de El Alto
Seleção Feminina - Women's Team
2 de agosto de 2025 - Copa América
Seleção Brasileira 4:4 Seleção Brasileira
Estádio Rodrigo Paz Delgado, Quito

Postagens em Destaque

Brasil Empata com México na Estreia da Copa do Mundo Sub 20 de 2025

Postagens Mais Visitadas

Vídeo Mais Recente do Canal

Melhores Momentos | Highlights
Inscreva-se no Canal Aqui